domingo, 8 de junho de 2014

PENTECOSTES 2014


“Para quem comunga de nossa fé, a celebração de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, é o nascimento da Igreja, fundada pelo Jesus terreno, confirmada pelo Ressuscitado. 
O Espírito Santo expande a obra do Redentor, no espaço do mundo e no tempo das pessoas. Daí, a recomendação de que ‘não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem as promessas do Pai’ – At 1,4.
Para que desceu o Espírito Santo do Pai pelo Filho na Igreja apostólica e mariana? A fim de garantir a difusão permanente  da obra de Jesus.
‘Recebereis uma força que descerá sobre vós, e sereis minha testemunhas, em Jerusalém, em toda a Judeia e a Samaria, e até os confins da  terra’ – v.8.
Do pequeno espaço particular da cidade santa ao imenso espaço universal. Porém, tendo o como ampla extensão.
Pentecostes é uma experiência originária, localizada: ‘Estavam todos  reunidos no mesmo lugar’ – At 2,1.
Não se trata de gente dispersa, mas já reunida em Cristo no desejo comum que se torna oração. Supõe a congregação dos crentes e a assembléia de culto.
A especialidade inicial vai além do recinto e para fora. O “falar em outras línguas” em Pentecostes não é o simples “orar em línguas”, carisma conhecido pela Igreja em Corinto. É bem mais.
É uma espécie de profecia em ato: a  universalidade da mensagem a ser transmitida já acontece e é compreendida por todos que não são galileus.
 Trata-se do poder  comunicante  do Espírito Santo, derramado sobre os membros da Igreja primitiva ‘em línguas como de fogo’ v.3, para agir por eles nos corações dos ouvintes.
 O derramamento do Espírito se dá sobre todos os ouvintes que aceitam Jesus e o Batismo.
Assim, o Evangelho é anunciado, pela primeira vez, através da Igreja – At 2,14-21, e o sacramento é administrado.

A palavra acompanhada do sinal é a afirmação do Espírito Santo no tempo da origem aberto ao tempo futuro até a volta de Jesus.
A consolação do Espírito Santo é tempo de paz e tranquilidade – 9,31. Ele desceu também sobre os gentios para que fossem aceitos entre os irmãos – 10,44-48.
Vamos, pois, louvá-Lo e agradecê-Lo pelos seus  dons, carismas e frutos, reconhecidos na Igreja. Ontem, hoje, sempre.
Reflexão sobre Pentecostes tirada do Editorial do Testemunho de Fé

ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
(PAPA PAULO VI)
Ó Espírito Santo, dá-nos um coração grande: aberto à tua silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus! Um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos! 
Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa. Um coração grande, forte e constante, até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade seja palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amém.

PARÓQUIA SANTA EDWIGES  EM BRÁS DE PINA - RJ
PÁROCO GIVANILDO LUIZ ANDRADE
IMAGENS DANIEL VERDIAL

--