quarta-feira, 25 de junho de 2014

O INIMIGO, O MEDO E A GRAÇA QUE SE DERRAMOU EM ABUNDÂNCIA SOBRE NÓS – 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM.


Homilia de Padre Givanildo Luiz Andrade
Todos os que querem viver piedosamente em Cristo sofrerão perseguição. O apóstolo escreveu “todos”; não excluiu nenhum. Pois quem pode ser excluído quando o próprio Senhor tolerou as tentativas de perseguição? 
A avareza persegue; a ambição persegue; a luxúria persegue; a soberba persegue e os prazeres da carne perseguem. E do que foges , senão daquilo  que te persegues? 
O mau espírito da luxúria, o mau espírito da avareza, o mau espírito da soberba.
Os temíveis perseguidores são aqueles que, sem o terror da espada, constantemente destroem o espírito do homem; aqueles que, mais com afagos do que com pavor, submetem  as almas dos fiéis. Estes são os  inimigos dos quais deves te guardar; estes são os tiranos mais perigosos, pelos quais Adão foi vencido. 
Muitos, coroados em públicas perseguições, caíram nestas perseguições ocultas. Por fora, diz o apóstolo, lutas; por dentro, temores.
Observas quão duro é o combate que há no interior do homem, para que se debata consigo mesmo e lute contra as suas paixões. 
O próprio apóstolo vacila, duvida, é atormentado e manifesta que está sujeito à lei do pecado e reduzido por seu corpo à morte, e não poderia escapar se não fosse libertado pela graça de Cristo Jesus.
E assim como há muitas perseguições, assim também há muitos martírios. Todos os dias é testemunha de Cristo. És mártir de Cristo se sofreste a tentação do espírito de luxúria, porém, temeroso do futuro juízo, não pensaste em profanar a pureza da alma e do corpo. 
És mártir de cristo se foste tentado pelo espírito de avareza para apossar-te dos bens dos mais  fracos ou não respeitar o direito das viúvas indefesas; porém, julgaste que era melhor alcançar a riqueza pela contemplação dos preceitos divinos, que cometer a injustiça. 
Cristo quer estar próximo de tais testemunhas, conforme está escrito: aprendei a realizar o bem, buscai o justo,  respeitai ao oprimido, fazei  justiça ao órfão, e amparai a viúva:  vinde e entendamo-nos. 

És mártir de Cristo se foste tentado pelo espírito da soberba, mas vendo ao fraco e desvalido, te compadeceste com espírito piedoso, e amaste a humildade mais que a arrogância. E ainda mais se deste testemunho não somente de palavra, mas também com obras.
Pois quem é testemunha mais fiel do que aquele que confessa que o Senhor Jesus  se encarnou, ao mesmo tempo em que guarda os  preceitos do Evangelho? Porque quem escuta e não coloca  em prática, nega a Cristo. Ainda que o confesse por palavra, o nega por obras. Porque existem muitos que dizem: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Não expulsamos demônios em teu nome? E não fizemos o bem em teu nome? 
E Ele lhes dirá naquele dia: apartai-vos de mim todos vós que realizais a iniquidade. Porque é testemunha aquele que, tornando-se  fiador com suas obras, confessa a Cristo Jesus.
Quantos, todos os dias, são mártires de Cristo em segredo, e confessam ao Senhor Jesus com suas obras! O apóstolo conhecia  este martírio e testemunho fiel de Cristo, quando afirmava: Esta é a nossa glória: o testemunho de nossa consciência.


(Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja – Séc. IV  - Comentários sobre o Sl 118, 20-51)

PARÓQUIA SANTA EDWIGES - BRÁS DE PINA – RJ
Pároco Givanildo Luiz Andrade
Imagens Daniel Verdial


--