quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

VINDE E VEDE – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM


A Santa Missa foi presidida pelo Reitor do Seminário Propedêutico Revº Pe. Leandro Lenin, Pe. Carlos Alberto Diretor Espiritual, Pe. Givanildo,  Pe. Alberto Gonzaga, Diácono Flávio e Seminarista
Assim, a Igreja retoma a sua caminhada no Tempo Comum, um caminhar repleto de passagens, buscas, encontros e descobertas, só possíveis se forem respondidas na liberdade e no amor.
A vida é uma experiência imperdível! Não há momentos específicos para o encontro com o Senhor.
Na primeira leitura, 1 Sm 3, 3-10.19, o encontro com o Senhor aconteceu entre um menino, nascido da impossibilidade humana e a confiança de Ana, sua mãe, que prometeu consagrá-lo desde novo ao Senhor. Às vezes, acontece assim.
 Outras, quase que de maneira violenta e inesperada: Saulo é lançado, jogado do cavalo ao chão. De perseguidor dos amigos do Senhor, passa a ser ele próprio, “derramado em sacrifício” por causa do Evangelho de Cristo.
 Pedro, que ao ser chamado a decidir se ficava ou continuaria a caminhar com Jesus, falou-lhe: “para onde oremos? Tu tens palavras e vida eterna.”
Ser de Cristo, pressupõe amá-lo e colocar-se numa atitude de segui-lo aprendendo dele a fazer a vontade do Pai. 
Testemunhar com a vida, dizendo ao mundo e a todos quem é Jesus Cristo, o que Ele fez e faz e quem é Ele para nós. Tornar-se segundo suas palavras: “Sal da terra e luz do mundo.” 
Só sendo profundamente de Cristo, temos a plena certeza de que a Ele pertencemos, Ele que se derramou de amor por nós; esta pertença recíproca dar o sentido de viver a outros e a nós mesmos, nos impele para a frente sem medo, sem engano de reconhecer e dizer forte: Jesus Cristo é o Senhor.
O Senhor continua a passar pelo mundo, pelas pessoas. Ele não passa  apenas. Ele passa e chama a cada um pelo nome. Convida a conhecê-lo e aonde mora. A permanecer com Ele o dia, a noite, sempre. 
A ser seu, e somente seu e de todos. A deixar-se mudar o nome por Ele, como mudou o de Simão: “Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas, Pedra” Jo 1, 42.
Hoje, celebramos a Missa do envio do Gabriel que ingressará no Seminário em breve, respondendo ao chamado do Mestre. Ao Gabriel, a nossa alegria e as nossas orações por reconhecer Jesus Cristo como o Senhor de Ontem, do Hoje e de sempre de sua vida e nossa. Conte com o nosso apoio e as nossas orações.

Um forte abraço em todos. A Paz

PARÓQUIA SANTA EDWIGES


BRÁS DE PINA – RJ

Pároco: Pe Givanildo Luiz Andrade

Fotografia: Daniel Verdial

--