domingo, 26 de abril de 2015

SÃO JORGE GUERREIRO

SÃO JORGE FOI, DE ACORDO COM A TRADIÇÃO, UM SOLDADO ROMANO NO EXÉRCITO DO IMPERADOR DIOCLECIANO, VENERADO COMO MÁRTIR CRISTÃO.

Nascido na Palestina, e com alguns registros na Cappadócia  hoje região localizada apenas no centro da Turquia, na segunda metade do século III.  Seu pai, embora rico agricultor parece ter sido também um soldado da alta corte; que morreu deixando-o ainda criança. Jorge vai com a mãe para a terra natal desta: a Palestina. Como tinha muitos bens, sua mãe o educou com esmero, dentro da religião cristã.
Na adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas e logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador, Diocleciano, a lhe conferir o título de Conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Nicomédia (Ásia Menor) atualmente conhecida como Izmit, na Turquia, que se encontra a aproximadamente 100 km de Istambul (antiga Constantinopla), e tem hoje, pouco mais de 200 mil habitantes.
O perverso Diocleciano, que perseguia implacavelmente os cristãos e já tinha feito muitos mártires, mandou chamar todos os governadores e procuradores do Oriente e outras partes. Estando junto com os senadores, manifestou a crueldade que tinha contra os cristãos dizendo: “...ponde todas as forças para lançar fora de todo o meu império a religião dos cristãos, e eu vos favorecerei com todo o meu poder".
No dia que o senado confirmou as leis contra os cristãos, Jorge se levanta contra, falando abertamente de sua Fé Cristã. Segue-se a isso um longo e cruel martírio, onde Jorge mostrou-se tão inflexível que a própria mulher do imperador e a filha, também converteram-se ao cristianismo. Esta teria sido a última gota, que fez com que Diocleciano mandasse degolar, não só Jorge, mas também entre muitos outros cristãos. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte.
 Mais tarde, os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Lydda, em latim) ou Dióspolis (atual Lod, entre Tel-Aviv e Jerusalém) como a sede da veneração de São Jorge e lugar de repouso de seus restos mortais, cidade em que vivera em criança. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino - que depois de vários imperadores anti-cristãos converteu-se e ao Império à religião cristã -  mandou erguer suntuoso oratório onde se encontram suas relíquias, aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.
Oração a São Jorge
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.

Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

---