terça-feira, 15 de outubro de 2013

PARÓQUIA SANTA EDWIGES EM BRÁS DE PINA - RJ

EDWIGES VIA EM CADA POBRE A IMAGEM DE CRISTO E DISTRIBUÍA SEUS BENS EM ABUNDÂNCIA PARA PAGAMENTO DE SUA “MULTIDÃO DE PECADOS” COMO ELA DIZIA SEMPRE.

Na Europa Ocidental havia uma região chamada de Silésia, apos a segunda Guerra, a maior parte da região foi cedida à Polônia. Na época a Europa estava dividida em pequenos ducados e principados, havia imponentes castelos e o luxo era desmedido se comparado com a miséria da população, foi nesse tempo que nasceu uma Duquesa.

O nobre Bertoldo de Andech, casado com a jovem Inês tiveram oito filhos, uma das filhas casou-se com Filipe, rei da França, outra com André, rei da Hungria e foi mãe de Santa Isabel da Hungria, e outra se tornou abadessa beneditina.

No ano de 1174 nasce a Duquesa Edwiges, sua mãe Inês reunia os filhos muitas vezes ao dia para ensinar-lhes a rezar e contava histórias de mártires e santos que alegrava a muito a pequena Edwiges.
Aos seis anos Edwiges é colocada em um mosteiro para ser educada entre religiosas e quando completou doze anos seu pai arrumou o seu casamento com Henrique que era Duque da Silésia.
Paróquia Santa Edwiges - Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina

Após o casamento Edwiges que passa a ser Duquesa da Silésia e da Polônia. A duquesa e seu marido tinham a castidade em alto preço guardavam a abstinência nos dias santos e nas sextas-feiras em memória a Paixão de Cristo, e após uma vida em comum diante do Bispo juraram não manter mais uma vida matrimonial e viveram assim por mais de trinta anos, na oração e no jejum para assim glorificarem a Deus.

Quando os filhos já estão adultos surgem uma rivalidade entre os irmãos Henrique o filho mais velho e Conrado o segundo filho, e surgem uma guerra o que causa um grande sofrimento a Edwiges. O filho mais velho Henrique sai vitorioso e o irmão Conrado ao sair em uma caçada foi atacado por uma fera que ele mesmo tinha ferido, vindo a falecer alguns dias depois.
No ano de 1227 ocorreram guerras violentas por terras e poder, o marido de Edwiges fica gravemente ferido e mais tarde veio a falecer, depois o filho Henrique morre em defesa do reino. 
Após a morte do marido Edwiges retirou-se para o mosteiro de Trebnitz onde sua filha Gertrudes era Abadessa, e assim a rica duquesa se fez pobre entre as pobres monjas. Edwiges e o marido fundaram diversos mosteiros e doavam generosas esmolas.

EXEMPLOS DE HUMILDADE E PACIÊNCIA
Edwiges via em cada pobre a imagem de Cristo e distribuía seus bens em abundância para pagamento de sua “multidão de pecados” como ela dizia sempre.
Ao lado da humildade segui a paciência, nunca respondia asperamente e quando alguém lhe causava desgosto dizia “Que Deus lhe perdoe”, e mostrou uma imensa conformidade à vontade de Deus nas mortes de seus entes querido, sem jamais proferir uma reclamação ou palavra injusta.
JEJUM E ABSTINÊNCIA
Santa Edwiges jejuava quase todos os dias,  era penitente até nas vestes no tempo em que a nobreza se vestia com um luxo excessivo, na igreja permanecia sempre de joelhos e uma vez uma criada que a acompanhava estava quase morrendo de frio quando colocou os pés no lugar onde Edwiges havia estado e sentiu um grande calor e começou a sentir-se melhor.
Imagem de Santa Edwiges
em dia de Procissão
A oração era constante na vida de Santa Edwiges, passava noites ajoelhada rezando e durante as missas usava um véu para esconder as lágrimas que saiam dos olhos devido à emoção de participar do Santo Ofício.
Santa Edwiges tinha um amor muito grande a Virgem Santíssima, a Jesus Sacramentado e a Paixão de Cristo. Aconselhado por Edwiges, seu marido Henrique construiu o mosteiro das monjas da ordem de Cister em Trebnitz e a santa deixou parte de seu dote de casamento para sustentar o mosteiro, além de generosas esmolas cedidas a tantos pobres e ordens religiosas.
RESSUSCITA OS MORTOS
Certa vez um homem foi condenado à forca por ter roubado, com a suspeita de que já tivesse sido morto, um soldado verificou se o homem estava vivo, mas encontrou o homem pendurado na forca e tirando a espada cortou a corda e o homem ressuscitou e o soldado disse a ele: “Graças a nossa santa senhora você foi perdoado”.
Padre Givanildo pároco da Paróquia Santa Edwiges 
em Brás de Pina – RJ

NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 1267, EDWIGES É CANONIZADA PARA GLÓRIA DE DEUS E BEM DA IGREJA, MAIS TARDE FOI CANONIZADA SANTA TERESA D’AVILA, JUSTAMENTE NO DIA 15 DE OUTUBRO DE 1515 E A FESTA DE SANTA EDWIGES FOI TRANSFERIDA PARA O DIA 16 DE OUTUBRO.


--