sábado, 2 de novembro de 2013

FINADOS 2013

 JESUS VENCEU A MORTE E NÓS, SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS, TAMBÉM A VENCEREMOS.

Deus amou tanto o mundo, que lhe deu o seu próprio Filho: quem Nele crê não perece, mas possui a Vida Eterna.
Homilia de Padre Givanildo Luiz
“Este dia tem um título intrigante: finados. Quer dizer aquele (a) que chegou ao fim. Custa-nos aceitar, como pessoas de fé, celebrar  "o fim" daqueles que não se encontram mais neste mundo, pois se assim fosse, a vida humana traria em si um peso muito grande: viver o hoje, o agora, porque amanhã não mais será possível viver.
Seria apenas uma celebração da saudade, do tempo que se foi. Mas, a fé nos leva a ir adiante, a olhar além da escuridão do túmulo, do vazio e do silêncio. O olhar dos que tem fé, dos crentes, é um olhar de quem caminha e que em meio  ao medo, à solidão, às separações que tanto provoca sofrimento, continua a caminhar enfrentando  "a noite escura" em direção ao amanhecer da Páscoa.
 Alguém em meio a nós  se faz peregrino  e quer fazer também conosco esta travessia.
É Jesus! Ele chama a morte de batismo: "Há um batismo com o qual devo ser batizado" ( Lc 12,50). Batizar é mergulhar. Um mergulho profundo no mistério de Deus, onde somos despojados de tudo que nos "prende" a este  mundo; mergulhar na terra. Mergulhar também pressupõe emergir, "voltar", ressurgir com a veste gloriosa da Ressurreição.


Esta nova realidade só é possível em Jesus Cristo. Ele, neste mundo caminhou até à Jerusalém terrestre. Lá encontrou a cruz, onde por nós, se deixou imolar, descendo ao mais profundo abismo: a morte, para que todos nós, também possa receber a notícia por Maria Madalena: "O Senhor não está no túmulo!" e podermos como ela, ouviu-o chama-la: "Maria!", também, chamar-nos pelo nome. Coragem. Não tenha medo, a Jerusalém deste mundo se toca com a Jerusalém celeste, onde Cristo, nossa Páscoa, nossa alegria, nosso tesouro, nossa vida, nos espera!"

DEUS DE AMOR, DE BONDADE  E DE COMPAIXÃO, MARCADOS PELA SAUDADE DAQUELES QUE SE FORAM, VOLTAMOS PARA VÓS NOSSO CORAÇÃO, REPLETO DE TRISTEZA, MAS TAMBÉM DE ESPERANÇA. SABEMOS QUE A MORTE NÃO TEM A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE NÓS. VOSSO FILHO JESUS, RESSURGINDO DOS MORTOS, DEU A VIDA A TODO SER HUMANO. 
NÓS CREMOS NA VIDA E NÃO NA MORTE. POR ISSO, PAI SANTO, QUEREMOS AGRADECER POR TUDO DE BOM QUE NOS DESTES NELES. QUE SUA MEMÓRIA PERMANEÇA ENTRE NÓS COMO UMA BÊNÇÃO. PERDOAI-LHES OS PECADOS, ACOLHEI-OS JUNTO A VÓS E CONSOLAI NOSSO CORAÇÃO COM A ESPERANÇA DA VIDA QUE NÃO SE ACABA. AMÉM


Imagens Gabriel Stilpen


--