quinta-feira, 6 de março de 2014

QUARTA-FEIRA DE CINZAS 2014

INICIAMOS NA QUARTA- FEIRA DE CINZAS, O TEMPO  DA QUARESMA, TEMPO DE SILÊNCIO E DE  RECOLHIMENTO, NO QUAL SOMOS CHAMADOS A NOS VOLTAR PARA CRISTO, QUE, EM SUA  DOAÇÃO PELA HUMANIDADE, NOS RESGATOU DO PECADO E DA MORTE E NOS TROUXE DE VOLTA À GRAÇA E À VIDA.

Contemplemos tão grande amor, dispondo-nos a fazer este caminho com Ele. Com a Igreja de todo o Brasil, hoje iniciamos a Campanha da Fraternidade!
 O Evangelho proclamado ofereceu-nos as três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante esta Quaresma, mas em todos os dias devemos buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e amor em toda a humanidade. Devemos então recolher-nos para a reflexão e assim nos aproximar de Deus. Na certeza desta responsabilidade que nos é dada pelo próprio Deus, vivamos este tempo quaresmal no testemunho de nossa fé, ajudando-nos uns aos outros.
(Mt 6,1-6.16-18) - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai
que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta.
E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 
Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.”

- A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição do Senhor, comemorada no Domingo da Páscoa.
 Esta prática data desde o século IV. 
- Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado na Páscoa.
- O jejum e a abstinência na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira Santa, assim como a abstinência nas sextas-feiras, continuam a vigorar na disciplina e espiritualidade da Quaresma. 
- Orar é participar na oração de Cristo; o jejum e a esmola são formas de caridade porque a Quaresma é o tempo forte de atos de amor para com os irmãos, tanto os que estão perto, quanto aos que estão longe. Não há verdadeira conversão a Deus sem conversão ao amor fraterno (1Jo 4, 20).

- A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa resignação e penitência.
- O espaço litúrgico, despojado, sóbrio e “vazio”, sem flores, por exemplo, ajuda-nos a esvaziar o coração para preenchê-lo com a Palavra, que é luz para nossos passos e que nos converte.
- Momentos de silêncio, principalmente entre as leituras e após a homilia, são importantes, assim como após a comunhão.

- A cruz, pela qual fomos marcados no Batismo, deve ser destacada. Ela lembra que somos discípulos e discípulas de Jesus, que superou o fracasso humano da cruz com um amor que vence a morte.

- Os que puderem celebrem piedosamente o Sacramento da Penitência, pela confissão pessoal, e cumpram diligentemente a reparação pelos seus pecados, sobretudo com a caridade e o amor ao próximo!


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina
Telefone: (21) 2260-4310
Pároco Padre Givanildo Luiz Andrade



--