domingo, 16 de março de 2014

CAMINHAR É PRECISO - II Domingo da Quaresma 2014

NESTE DOMINGO, 16 DE MARÇO DE 2014, A LITURGIA DA IGREJA NOS REMETE À EXPERIÊNCIA  DE UM HOMEM QUE FORA PROFUNDAMENTE TOCADO PELO DESAFIO DE RECOMEÇAR A SUA VIDA A PARTIR DA VELHICE:  ABRÃO.

Qual o tempo de um homem?  Qual o seu tempo “favorável?”  O tempo favorável é o tempo do Senhor. Não importa se o chamado acontece ainda no ventre materno, como João Batista, ou no declinar das forças físicas, na velhice, como Abrão. Quem possibilita é o Senhor.
 É Ele que nos enche de capacidades: “Sai” -  sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai e – vai” ( Gn12 1-4 ).

Todo o poder, toda a força de Deus está centralizada neste desafio  lançado no coração de Abrão:  “vai para a terra que eu te vou mostrar”, onde farei de ti um grande povo”. E Abrão partiu. 

Não resistiu a si mesmo, não resistiu à sua velhice e caducidade, mas se revestiu da força do Senhor, tornando-se bênção para aqueles que o receberam e maldição, para os que preferiram a estagnação  da desconfiança.
Para sair é preciso ter fé, “confiar esperando  no Senhor”, atento ao seu olhar, prontos a ser alimentados por Ele no tempo de penúria, pois o Senhor é auxílio e proteção [Sl 32(33)].
Neste sentido, inclui-se também a possibilidade do sofrimento, pois ter fé, predispor-se “a sair”, não exime a ausência de sofrimento e sacrifício: “sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus” ( 2Tm  1, 8-10).
A salvação e a vocação despertadas por Deus no coração daquele que crer é Graça dada por Cristo que vem destruindo tudo aquilo que nos leva à morte, fazendo brilhar a vida.
Sair, tornar-se itinerante na fé, só é possível com Jesus que enfrenta o Mal – o demônio e é servido pelos anjos e que neste segundo domingo da Quaresma nos conduz  até a montanha, revelando-nos o esplendor de sua divindade.
Com os discípulos também vislumbramos a sua glória que nos prepara para  a longa  peregrinação que culminará  em outra montanha, o Calvário, onde na aparência do homem das dores, manifestará  a plenitude da sua glória, amando-nos até o fim.
Quaresma é tempo de caminhar, de peregrinar do homem velho para o homem novo. Sair do comodismo, reafirmar com  os nossos atos as promessas que um dia foram feitas em nosso nome no Batismo; caminhar com Abraão rumo à terra prometida; caminhar com Jesus em demanda do Reino de Deus já aqui e agora.
Ter abertura de coração e espírito para ainda hoje, ouvir a voz do Pai: “Este é o meu filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!”  
(Mt 17,5).
(Cf. Folheto a Missa, 16  de março de 2014)

Paróquia Santa Edwiges - Brás de Pina - RJ
Pároco Givanildo Luiz Andrade
Imagens Daniel Verdial

--