domingo, 15 de dezembro de 2013

III DOMINGO DO ADVENTO - "DOMINGO DA ALEGRIA"


Ele é aquele que não se limita a indicar o caminho, ele caminha na estrada certa e convida os outros a seguirem sua pegadas. João Batista anuncia com o testemunho pessoal de uma vida coerente.
EVANGELHO – Mt 11,2-11
Naquele tempo, João Batista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: “És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?”
Jesus respondeu-lhes: “Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo”. 
Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: “Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? 
Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aqueles que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, é alguém que é mais do que profeta.
 É dele que está escrito: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensageiro,
para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Batista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele”.
Homilia de Padre Givanildo Luiz Andrade
A prisão não aprisionou João, mas o impeliu para fora, em busca  de resposta em vista dos sinais que se tornaram evidentes, fortes na pessoa d’Aquele que  ele ouviu falar: És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?”
“Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos estão curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados”, o que importa dizer que, “Estarias morto para sempre, se  ele não tivesse nascido no tempo.
 Jamais te libertarias da carne do pecado, se ele não tivesse assumido uma carne semelhante.
 Estarias condenado a uma eterna miséria, se não tivesses recebido misericórdia.
Não voltarias à vida, se ele não se houvesse submetido à tua morte. Perecerias, se ele não te socorresse. Estarias perdido se ele não viesse salvar-te. Celebremos com alegria a vinda de nossa salvação e redenção. 
Celebremos este dia de festa em que o grande e eterno Dia, gerado pelo Dia grande e eterno, veio a este nosso dia temporal tão breve”.
 “Celebrando cada ano este mistério, A Igreja nos exorta a reavivar continuamente a lembrança de tão grande amor de Deus para conosco. 
Ensina-nos também que a vinda de Cristo não foi proveitosa apenas aos que viviam no tempo do Salvador, mas sua eficácia ainda se comunica a todos nós se, mediante a fé e os sacramentos, quisermos receber a graça que ele prometeu e orientar nossa vida de acordo com seus ensinamentos.
 A Igreja deseja ainda ardentemente fazer-nos compreender que o Cristo, assim como veio uma vez ao mundo como homem, também está pronto a vir de novo, a qualquer momento, para habitar espiritualmente em nossos corações com a profusão de suas graças, se forem removidos os obstáculos de nossa parte”.
 "DEUS NOSSO SALVADOR, GRITAMOS A NOSSA ALEGRIA E EXULTAMOS, PORQUE VENS ATÉ NÓS, COMO OUTRORA, QUANDO PELOS PROFETAS ANUNCIASTE AO TEU POVO EXILADO O FIM DA PROVAÇÃO E O REGRESSO DO CATIVEIRO.

NÓS TE PEDIMOS PELOS INFELIZES E DESENCORAJADOS: FORTIFICA AS MÃOS CANSADOS, TORNA FIRMES OS JOELHOS DOBRADOS, ILUMINA OS SEUS ROSTOS".


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina
Telefone: (21) 2260-4310

Pároco Padre Givanildo Luiz Andrade

Imagens> Daniel Verdial