segunda-feira, 25 de novembro de 2013

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO‏


Homilia de Padre Givanildo Luiz Andradre
Falar sobre Jesus Cristo, Rei do Universo, pressupõe falar, como Ele falou, das realidades do nosso tempo. Implica dizer que o Céu já é uma experiência do hoje de nossas vidas, pois a presença salvadora de Deus vem se realizando naquilo que se vê, na experiência sensível do tocar e sentir, do falar e calar, do pensar e fazer, do nascer e... morrer e renascer pela esperança.
Esse reinado do Senhor Jesus vai acontecendo em nossa vida, "vida que é mais do que se vê". Vida que traz em si um segredo! E, é justamente neste segredo da vida que o Reino de Deus acontece.
 "Algo misterioso está acontecendo no interior da existência" enquanto "aqui fora", a vida segue o seu percurso na aparência de normalidade:
Jesus mostra os campos da Galileia e enquanto eles andam por aqueles caminhos sem ver nada de especial, sob estas terras está ocorrendo algo que transformará a semente semeada  em colheita.E, assim, a força salvadora já está atuando no interior da vida, transformando tudo de maneira misteriosa. 
Quem espera a vinda de Deus como algo grande e poderoso defronta-se com uma experiência desconcertante!
 Pois, ouve Jesus falar que o Reino de Deus é "como um grão de mostarda", menor de todas as sementes, do tamanho da cabeça de um alfinete, chega a ser insignificante, pequena.
Eis a grande questão que nos é proposta: É preciso decisão. Tomar uma posição - "continuar esperando a chegada de um Deus poderoso e terrível, ou arriscar-se a crer na ação salvadora e humilde de Jesus.
 É preciso reconhecer que não é uma decisão fácil para muitos de nós. O Reino de Jesus  compara-se a "um homem que lança a semente à terra".
Ele dorme e acorda, noite e dia. A semente germina e cresce sem que se saiba como. "A terra produz seu fruto". O segredo da vida desabrocha  misteriosamente embaixo da terra; assim também o reinado de Jesus: vai se realizando de maneira oculta e secreta até o dia da colheita.
Esta colheita tão desejada, querida só é possível tê-la pela ação misteriosa que lhe escapa. Não depende simplesmente da semente ou da terra:
 Alguém age, tem uma atitude de ação - é o poder de Deus abençoando e fazendo quebrar a resistência da casca, da proteção da semente e fazendo que o segredo da vida contida nela caminhe em direção ao húmus da terra, para que uma nova vida desabroche em direção à luz do sol, do Sol de nossas vidas.
Essa força motriz capaz de germinar a semente, capaz de revelar o segredo escondido, capaz de fazer crescer a menor das  sementes conhecidas, 
se encontra no coração do homem quando "entra pela porta estreita" da conversão encontrando perdão e misericórdia em Jesus, que o espera de braços abertos na cruz, para ambos, com o bom ladrão, entrarem juntos no Paraíso.
(cf para aprofundar o tema: Jesus: aproximação histórica\José Antonio Pagola, 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011 )
“Nós cremos que Jesus retornará como Rei da Glória, e o seu Reino não terá fim. No entanto, desde aquele momento, esse Reino já se encontra no meio de nós. A exemplo do bom ladrão, todos nós, que carregamos nossas cruzes, esperamos um dia ouvir no fundo do coração as palavras do Rei, que tem a cruz como trono: Em verdade vos digo, que hoje mesmo estarás Comigo no meu Reino”.


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina
Telefone: (21) 2260-4310

Pároco Padre Givanildo Luiz Andrade
Imagens Daniel Verdial