segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

I DOMINGO DO ADVENTO 2013


No Brasil, o Advento é enriquecido pela Cam­panha para a Evangelização, que tem como finalidade fortalecer os trabalhos missionários que levam o Evangelho para todas as fron­teiras.
HOMILIA DE PADRE GIVANILDO LUIZ ANDRADE
A primeira leitura - Is 2, 1-5,  nos coloca a realidade de um Povo sempre a caminho para o Monte, para o alto, para a casa do senhor.
 Todas as nações, povos numerosos são conduzidos pelo Senhor que lhes indica os caminhos, os caminhos do Senhor. O que deixa entender que há muitas possibilidades de acesso, de ser atingido, galgado, descido, subido, aplainado ou transposto e até mesmo singrado.
Que caminhos sãos estes? Jesus, em determinado momento de diálogo com seus amigos centralizou todas estas possibilidades de caminhada em um único: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida".
Não basta apenas por-se a caminho. É preciso aprender a caminhar e deixar-se ser ensinado por Quem o conduz, deixar-se ser avaliado(a) em sua maneira de ser por Aquele que se predispõe a indicar o caminho ou, ser Ele mesmo esta trilha a ser percorrida.
Deixar-se ser moldado (a ) como o barro nas mãos daquele que o amassa, o reforma e dar-lhe forma, construindo um vaso novo.
 Deixar-se ser amassado ( a ), deixar-se escorregar por entre os dedos das mãos d'Aquele que aos poucos, vai constituindo, formando, plasmando o homem de fé, a mulher iluminada e sábia que agora caminha sem erro, pois já traz em si  a luz que não engana.
Caminhar à Casa do Senhor, leva-nos à alegria. Formados do "barro" e moldados pelas mãos do Senhor ( o Oleiro ), "a alegria  nasce no mais profundo de nós mesmos. Do contrário, será riso exterior, gargalhada vazia, euforia passageira.
A alegria é bela e vulnerável! É um dom que devemos cuidar com humildade e generosidade no fundo da alma. Só tem direito à alegria  quem luta para torná-la possível entre os humilhados.
 É a grande tarefa da Igreja que encontra no Magnificat  de Maria, no sim de Maria, 'a procura pelo pão e dignidade para os pobres e famintos da Terra', sabendo que Deus está do seu lado.
Uma Igreja atenta ao sofrimento de todo o ser humano, que sabe como Maria, esquecer-se de si mesma e andar depressa para estar perto de   quem precisa de ajuda; uma Igreja preocupada com a felicidade dos que 'não têm vinho' para celebrar a vida; uma Igreja que anuncia a hora da mulher e promove com prazer sua dignidade... 
Uma Igreja que crer, ora, sofre e espera a salvação de Deus anunciando com humildade a vitória final do amor. Sendo assim, é já, conforme as palavras de São Paulo, "tempo de despertar", indicando que faz algum tempo que estamos na estrada. 
“A noite já vai adiantada, o dia vem chegando” (Rm 13, 11-12 ). O homem novo, a mulher de fé, moldada pelas mãos do Oleiro precisa estar revestido (a) do Senhor Jesus Cristo, despertos para aquele “tremendo e  glorioso dia, quando passará o mundo presente e surgirá novo céu e nova terra”, quando virá o Filho do Homem.

(cf para aprofundar: O caminho aberto por Jesus: Lucas\ José  Antonio Pagola; Tradução  de Gentil A. titton - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012).


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina
Telefone: (21) 2260-4310

Pároco Padre Givanildo Luiz Andrade
Imagens> Daniel Verdial



--