quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

"SEGUROU SUA MÃO E A AJUDOU - A LEVANTAR" - MC, 1,31 - QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM‏


O sofrimento de Jo. "A dor de Jo é  um misto de todas as dores humanas: doença, morte dos filhos, perdas dos bens, sofrimento moral. Assim, ele dá  voz às grandes dores de todos os homens de todas as épocas. Jo expressa sua dor  através de duas imagens: a primeira  delas é  a do escravo que suspira pela sombra  e a segunda a do assalariado que espera com angústia pela sua diária. 
No entanto, ele, Jo,  não  teve nem a sombra e nem o salário, mas só  a continuidade da dor. Um contínuo "cessamento da esperança" e que sua vida é simplesmente "vento". Ao perder a esperança, Jo perde aquilo que o une a Deus, que o faz confiar que a "corda da sua vida" ainda está nas mãos do Senhor e que, na hora exata, Ele  haverá de puxá-lo salvando-o da sua condição de aparente falência.
É o Evangelho que nos fará ver a felicidade, que mais que um sentimento, é uma pessoa: Jesus Cristo.
Em paralelo com a primeira  leitura, o Evangelho nos mostra a "luta" que  é  a vida do homem sobre a terra, ao apresentar  todos  os enfermos e possessos que são  levados a Jesus. 
Todos os doentes, os possessos e os que cuidam deles estão exaustos e querem ser aliviados  da sua  luta. Enquanto a primeira leitura termina num tom de angústia e silêncio divino, aqui o evangelho nos apresenta  a solução enviada pelo Pai: Jesus, que veio tomar sobre si  nossas dores.
A primeiríssima missão do Senhor é  anunciar a boa nova do Reino. Ele cura por compaixão. Não  deseja ver o sofrimento  dos homens. Cura e expulsa  os demônios como sinal de que o poder  de Satanás  sobre este mundo está com os dias contados. 
É a proclamação  de que um dia, também nós seremos vitoriosos na batalha contra o nosso  último  inimigo que é  a morte. É o mistério de Deus que assume a nossa humanidade e morre para vencer a morte. É a sua Páscoa, a nossa também - 1Cor  15,26. A morte é uma inimiga vencida.O senhor há  de nos ressuscitar dos mortos e nos fazer assentar  com Ele  nos céus - Rm  6,5.8. 
Tal anúncio  é, para nós,  uma necessidade - 1Cor 9,16. A grande cura é  a salvação, a vida eterna, que nos foi conquistada pelo preço  do sangue do Cordeiro que por nós  foi à  cruz.
Sigamos os passos do Mestre, buscando uma vida de intimidade com o Pai - Mc 1,35.
É  importante empenhar a nossa vida, como Paulo, em sermos anunciadores da Palavra de Deus, a fim de  ganhar o máximo  possível  para Cristo.
Para maior aprofundamento: Liturgia, Tomou sobre Si nossas dores, Jornal Testemunho de fé,  Pg  17, PE Fábio  Siqueira;  8 A 14.02.15  1 Edição  semanal  no.  730.


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
BRÁS DE PINA – RJ
Pároco: Pe Givanildo Luiz Andrade

Fotografia: Daniel Verdial

--