terça-feira, 26 de novembro de 2013

ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ E APRESENTAÇÃO DOS JOVENS NA COROAÇÃO DO CRISTO REI

É COM MUITA ALEGRIA QUE A IGREJA CELEBRA HOJE A FESTA DE CRISTO REI E O ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ.

No inicio do século XX, quando o mundo ainda se recuperava da primeira guerra mundial, predominava os movimentos da ditadura como o fascismo na Itália, o nazismo na Alemanha dentre outros. Enfim a Igreja passava por grandes perseguições. 
Jamais visto na historia do ocidente. E foi neste contexto que em 1925 o papa pio XI instituiu uma festa litúrgica para celebrar uma verdade de fé e mostrar para o mundo que mesmo em meio às ditaduras e perseguições; Nosso Senhor Jesus Cristo continua a reinar soberano sobre toda a humanidade.
Iluminados pelo espírito Santo, trazemos agora o mundo queremos neste gesto simbólico entregar toda a humanidade aos pés do Cristo Rei, aproveitamos para reafirmar o nosso compromisso de vivermos melhor a nossa própria fé. 
Lembramos que no primeiro capítulo da encíclica Lumen Fidei (a luz da fé) nos chama atenção para um compromisso de amor; cujo título é acreditamos no amor. E neste amor que nos contagia os jovens representando os quatro cantos do mundo apresentam alguns símbolos da nossa fé que nos remetem para o Cristo Rei e que nos ajudarão em nossas reflexões.
 “A CRUZ - Poncio Pilatos mandara inscrever na cruz de Jesus (Jesus Nazareno Rei dos Judeus) muitos ridicularizaram transformando o que estava escrito em chacota e diziam “Se és o rei dos judeus salva-te a ti mesmo e desce da cruz”  aquilo que parecia ser uma derrota,  Jesus transforma em vitória salvando a humanidade. A cruz está vazia. Ele venceu a morte ressuscitou e reina para sempre.
O CIRIO PASCAL – Simboliza o Cristo Ressuscitado, sua chama é retirada do fogo abençoado no meio da noite silenciosa do sábado santo, sua luz é a imagem de Jesus Cristo que disse “Eu sou a luz do mundo quem me segue não andará nas trevas”. (Jo 8, 12)
 A BIBLIA - É uma carta de amor de Deus para nós, é Deus conversando conosco, cada vez que a lemos conhecemos mais a Deus e o amamos cada vez mais.
 O CATECISMO DA IGREJA CATOLICA – Guardar o depósito da fé é missão que o Senhor confiou á sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos, portanto o Catecismo é uma exposição da fé da Igreja e da doutrina católica, iluminadas pela sagrada escritura, pela tradição apostólica e pelo magistério da Igreja. É um instrumento seguro para o ensino da Fé.
OVS (OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS) - “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para sua vinha” Colocam em prática estas palavras de Jesus, rezam e incentivam os nossos futuros sacerdotes.
 APOSTOLADO DA ORAÇÃO – Movimento mundial existe há quase dois séculos é uma obra confiada pela Santa Sé à companhia de Jesus, sua missão principal é a formação de cristãos comprometidos com a necessidade da Igreja. São aproximadamente 40 milhões de pessoas que se unem para rezar, sobretudo pelas intenções do Santo Padre o Papa.
IMAGEM DE SANTA EDWIGES – Modelo de fé, uma mulher que marcou o seu tempo. De família nobre, casou-se com o duque Henrique. Tomou para si a educação religiosa de seus filhos e de seu marido. Passou a sua vida se dedicando aos pobres e endividados. É nossa Padroeira. 
A COROA – (Símbolo da realeza) Sabe! Os gestos mais simples são os mais belos, é por isso que convidamos uma pessoa muito especial para trazer a coroa do Cristo Rei. 
Jesus se deixa encontrar nos nossos irmãos que passam fome, que não tem o que vestir, nem onde morar, enfim naqueles que sofrem as dores deste mundo e muitas vezes são por nós discriminados. Mas não nos entristeçamos eles serão recompensados e verão a glória de Deus.
Pe. Givanildo revela a identidade do mendigo para todos.
Jovens participantes com as responsáveis pela organização Maria Isabel e Aparecida.
PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina
Telefone: (21) 2260-4310

Pároco Padre Givanildo Luiz Andrade
Legendas > Mª  Izabel Tricarico
Imagens> Daniel Verdial



--