segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MISSA DO DIA DO NATAL DO MENINO JESUS

“Não pode haver tristeza quando nasce a vida: dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa de eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. 

A causa da alegria é comum a todos, porque nosso Senhor, aquele que destrói o pecado e a morte, não tendo encontrado nenhum homem isento de culpa, veio libertar a todos. Exulte o justo, porque se aproxima a vitória; rejubile o pecador, porque é convidado ao perdão; reanime-se  o pagão, porque é chamado à vida.

Ao chegar a plenitude dos tempos, fixada pelos insondáveis desígnios divinos, o Filho de Deus assumiu a natureza do  homem para reconciliá-lo com o seu Criador, de modo que o demônio, autor da morte, fosse vencido pela mesma natureza que ele antes vencera.
Eis por que, no nascimento do Senhor, os anjos, exultantes de alegria, cantam: “Glória a Deus nas alturas” e anunciam: “Paz na terra aos homens de boa vontade”.

  Amados filhos, demos graças a Deus Pai, por seu Filho, no Espírito Santo; pois, na imensa misericórdia com que nos amou, compadeceu-se de nós; “e quando estávamos mortos por nossos pecados, fez-nos reviver com Cristo” para que fossemos nele uma nova criação, nova obra de suas mãos. 

Despojemo-nos, portanto, do velho homem com seus atos; e tendo sido admitidos a participar do nascimento de Cristo,  renunciemos às obras do mundo.

Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade, e já que participas da natureza divina, não voltes  aos erros de antes por um comportamento indigno de tua condição. Lembra-te de que cabeça e de que corpo és membro. 

Recorda-te de que foste arrancado do poder das trevas e levado para a luz e o reino de Deus. Pelo sacramento do batismo te tornaste o templo do Espírito Santo. 

Não expulses com más ações tão grande hóspede, não recaias sob o jugo do demônio, porque o preço de tua salvação é o sangue de Cristo”
1º Sermão do Natal de São Leão Magno - Século V
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS, E PAZ NA TERRA AOS HOMENS
Cristo nasceu homem para restituir à humanidade e a toda a criação a sua beleza e dignidade. É neste sentido que os Padres interpretam a mensagem dos anjos na noite santa.

 Essa voz é a expressão da alegria pelo fato de céu e terra, Deus e humanidade se abraçaram para sempre. A partir de agora, anjos e homens podem cantar juntamente a beleza do cosmos que se exprime num único hino de louvor: glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

 A alegria foi, segundo S. Efrém, muito maior no nascimento do que na concepção, pois “só um anjo anunciou a sua concepção, enquanto que para o seu nascimento uma multidão de anjos O anunciaram”. 

Ao lembrar esse grande acontecimento, o poeta siríaco do século VI, Romano Melode, exorta: “Terra e céu rejubilem juntamente, diante do Emanuel que os profetas anunciaram, tornado criança visível, que dorme num presépio”. E, num outro poema, continua: 
“A ALEGRIA ACABA DE NASCER NUMA GRUTA. HOJE O CORO DOS ANJOS UNEM-SE A TODAS AS NAÇÕES PARA CELEBRAR A VIRGEM IMACULADA QUE NESTE DIA DEU À LUZ O SALVADOR. HOJE TODA A HUMANIDADE, DESDE ADÃO, CANTA. BENDITO SEJA DEUS, RECÉM-NASCIDO”.

--