domingo, 3 de novembro de 2013

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS



Evangelho Mt 5,1-12a
Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subi ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos e Ele começou a ensiná-los, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração,  porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa”.

Homilia de Padre Givanildo Luiz
A pessoa humana, o ser humano transcende, ou seja, vai além da realidade puramente material, sensitiva, experimental. 
É um ser que  sente também com o espírito, na linguagem bíblica, sente com o coração. Neste dia dedicado a Todos os Santos, vamos encontrar  Jesus olhando e falando para grande multidão sobre as Bem-aventuranças ( Mt 5, 1-12).   
Portanto, não se trata de alguns, mas de todos os homens, mulheres, jovens e crianças de todos os tempos e lugares recebem o olhar do Senhor e ouve-o  falar deste projeto de vida: o chamado à santidade que o Senhor denomina de Bem-aventurados.

Isto não é pouco! Pressupõe tomar posse de "um novo coração", moldando-se ao sentimento de Cristo, que não se adequa ao sentimento egoísta e pecador.

Ser santo, é viver em meio à poeira da estrada desta vida, o dinamismo do Evangelho que nos incomoda em ficarmos em nós mesmos, por isso, nos lança a abraçar o grande desafio das Bem-aventuranças, pressupostos para a Santidade, conforme as palavras de Jesus:

 "Bem-aventurados os pobres em espírito, os mansos, os misericordiosos, os que trabalham pela paz..." E não foram poucos os que conseguiram. Não desanime. Coragem!

PAI SANTO, POR VOSSO AMOR NOS CHAMAIS À SANTIDADE. RECONHECEMOS QUE, SEM A VOSSA GRAÇA, NUNCA CHEGAREMOS A SER SANTOS. OLHANDO NOSSA FRAQUEZA E OLHANDO O MUNDO QUE NOS CERCA, NÓS VOS PEDIMOS QUE ENVIEIS SOBRE NÓS O VOSSO ESPÍRITO PARA QUE, POR ELE FORTALECIDOS, ALCANCEMOS A META QUE PARA TODO SER HUMANO DESEJAIS. POR CRISTO, NOSSO SENHOR

--