terça-feira, 19 de novembro de 2013

“É PERMANECENDO FIRMES QUE IREIS GANHAR A VIDA!” - XXXIII DTC - C


Este quadro (que deve ser o horizonte que os nossos olhos contemplam em cada dia da nossa caminhada neste mundo) faz nascer em nós a esperança; e da esperança brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino.
 Evangelho – Lc 21, 5-19
Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: “Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído”.
Eles perguntaram-lhe: “Mestre, quando sucederá isso? Que sinal haverá de que está para acontecer?” Jesus respondeu: “Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: “Sou eu”; e ainda: “O tempo está próximo”. Não os sigais. 
Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos
e, em diversos lugares, fomes e epidemias.
E grandes sinais serão vistos no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. 
Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. 
Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. 
Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá.
“É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

“Nós somos transeuntes neste mundo. Há uma constante busca por parte dos cientistas em direção ao Universo, em direção ao grande Cosmos à procura de respostas fundamentais para o homem de hoje. 
Há planetas cujas condições  meteorológicas, climáticas como a existência de água e oxigênio que assemelham-se às da Terra, com grande potencial de que haja vida vida ou que tenham condições de se desenvolver vida naqueles lugares distantes de nós. 
O que queremos?  Qual a nossa inquietação mais profunda?  O que buscamos tão longe?  água? oxigênio? plenitude de vida?  Para onde queremos ir? Porque este desejo de querer ir além  do nosso mundo? É tudo tão belo! e de difícil acesso!
 Os homens que acompanham Jesus também se encantam  e se admiram com a construção do templo de Jerusalém: a arquitetura, a beleza das pedras. Jesus porém, vê além dos olhos: "Não ficará pedra sobre pedra". caros amigos, só a vida  que se alicerça sobre a justiça de Deus pode resistir às condições inconstantes do tempo e do coração humano onde está o verdadeiro templo de Deus. 
Do contrário, "tudo será destruído". A verdadeira fé em Deus é repousante, ou seja,  não deixa-se levar pela miséria humana: guerras, traições, perseguições, prisões injustas, desagregações familiares, - perseverar no Senhor é condição da vitória, o que pressupõe ouvir Jesus e percorrer com Ele uma "história longa, difícil e conflituosa".
Além das forças do homem de hoje, com todo o poderio que se possa imaginar, o crente conta sobretudo com a força de Deus: paciente, que alenta e o conduz com amor, muitas vezes incompreensíveis aos nossos olhos. Somos assim,"chamados a contemplar a vida e a deixar que os outros também a vivam", no combate do dia a dia, conforme nos atesta a 1Tm 4, 10: ‘Se nos afadigamos e lutamos é porque temos esperança no Deus vivo’”  


(Cf para aprofundar: O caminho aberto por Jesus: Lucas|Pagola, petropolis  Rj, Vozes, 2012.)


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36 - Brás de Pina
Telefone: (21) 2260-4310

Pároco Padre Givanildo Luiz Andrade
Imagens> Daniel Verdial


----