terça-feira, 6 de janeiro de 2015

EPIFANIA DO SENHOR 2015


Do Livro do Profeta Isaías 60,1-22
REVELAÇÃO DA GLÓRIA DO SENHOR SOBRE JERUSALÉM

Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora.
 Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor. 
Em ti se reunirá todo o rebanho de Cedar, os carneiros de Nabaiot estarão à tua disposição; serão feitos sacrifícios sobre o meu altar propiciatório e eu os aceitarei para a glória de minha casa. Quem são esses que vem voando como nuvens e como pombas para os pombais? 
As nações estão me aguardando, tendo à frente os navios de Társis, para trazerem de longe os teus filhos, juntamente com seu ouro e sua prata, em oferta ao Senhor, teu Deus, ao Santo de Israel, que te engrandeceu.

Estrangeiros edificarão os teus muros, os seus reis te servirão; e, se eu te castiguei com indignação, compadeci-me de ti com benevolência. Tuas portas estarão sempre abertas, não se fecharão nem de dia nem de noite, para receberem as mais fortes das nações, à chegada dos seus reis.
 Povo e reino que não te servirem, morrerão, tais nações sofrerão devastações.
 A ti virá a riqueza do Líbano em ciprestes, olmos e abetos juntamente, para adorno do meu santuário; eu honrarei o lugar onde pouso os pés.
A ti virão, cabisbaixos, os filhos dos que te humilharem, e beijarão a marca dos teus pés
todos os que te insultaram, e te chamarão Cidade do Senhor, Sião do Santo de Israel.

De abandonada e odiada que fostes, quando ninguém ousava visitar-te, eu te transformarei no orgulho dos séculos, na alegria das gerações.  Sugarás o leite das nações, o peito dos reis te amamentará e saberás que eu sou o Senhor teu salvador, o teu libertador, o Forte de Jacó. 
Em lugar de cobre trarei ouro, e em lugar de ferro, prata, em lugar de madeira, cobre, e em lugar de pedra, ferro; farei dos teus guardas homens de paz, e dos governantes, homens da lei. Não se ouvirá falar de prepotência nesta terra, nem de saques e destruições em teu território; teus muros merecem o nome de Segurança e tuas portas, o de Louvor.
 Para ti, o sol não mais será para luzir de dia nem a luz da lua para iluminar, mas o próprio Senhor será a tua luz eterna e o teu Deus, a tua glória. O teu sol já não se põe, a tua lua não tem minguante; porque o próprio Senhor será a tua luz eterna e terminarão os teus dias de aflição. 
Teu povo são todos justos; eles herdarão a terra para sempre, são rebentos de minha plantação, obra de minha mão para me glorificar.
 O menor deles se desdobrará em mil, e o mais humilde numa nação forte. Eu, o Senhor, a seu tempo, tudo farei rapidamente.
Radiante de esplendor, põe-te de pé despontou a tua luz, Jerusalém, e a glória do Senhor te iluminou! Os povos andarão na tua luz, e os reis, no esplendor de tua aurora.

Ofício das Leituras
Liturgia das Horas
--