quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MISSA ESPECIAL NO DIA DE SANTA EDWIGES


 A Paróquia ficou lotada, as pessoas vieram buscar o conforto e a cura do corpo, da mente e da alma, através do Sacramento da Unção dos Enfermos. Os fiéis trouxeram aos pés de Santa Edwiges seus pedidos e orações.
XXVIII Semana do Tempo Comum - Ano C –
dia 16/10/2013
Evangelho: Lucas 11, 42-46
Naquele tempo, disse o Senhor: Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as plantas e descurais a justiça e o amor de Deus! Estas eram as coisas que devíeis praticar, sem omitir aquelas. 
Ai de vós, fariseus, porque gostais do primeiro lugar nas sinagogas e de ser cumprimentados nas praças! “Ai de vós, porque sois como os túmulos, que não se vêem e sobre os quais as pessoas passam sem se aperceberem!” Um doutor da Lei tomou a palavra e disse-lhe: “Mestre, falando assim, também nos insultas a nós.” Mas Ele respondeu: “Ai de vós, também, doutores da Lei, porque carregais os homens com fardos insuportáveis e nem sequer com um dedo tocais nesses fardos!”
 “a justiça e o amor de Deus”
A Palavra de Deus é sempre viva e eficaz. Mas há momentos em que ela parece pôr diante dos nossos olhos o nosso pecado.  As palavras de Paulo são duras: ninguém tem o direito de se gloriar diante de Deus.
O Apóstolo dirige-se àqueles que se julgam justos, e pensam não precisar da misericórdia de Deus. Andam iludidos, e essa ilusão vem-lhes do hábito de julgar os outros.
O fazer-se juiz dos outros também não nos livra de sermos julgados. Quando vemos alguém errar, facilmente pensamos que, no seu lugar, faríamos melhor. Na verdade, uma coisa é julgar e outra é fazer.
Provavelmente, no lugar do irmão que julgamos, faríamos pior. É o que infelizmente acontece, tantas vezes, no campo moral, espiritual. 
Quem julga, ainda que em algumas coisas tenha razão, erra gravemente pelo simples fato de julgar, porque, como diz Jesus, descuida o mais importante, que é a justiça e o amor.
Quem julga os outros, separa-se deles, pondo-se numa situação de egoísmo e de orgulho. Por isso, não pode agradar a Deus.
Colocar-se, com humildade e verdade, diante da misericórdia de Deus, é o único caminho de salvação. 
Judeus e Gregos, cristãos e pagãos, pecadores e justos, devem acolher a graça de Deus, gratuitamente oferecida a todos.
Para viver a fraternidade, na comunidade, havemos de pôr em prática os ensinamentos de Jesus: “Sede misericordiosos, como é misericordioso o vosso Pai. 
Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e ser-vos-á perdoado; dai e ser-vos-á dado; uma boa medida..., porque a medida que empregardes com os outros será usada convosco” 
 Reflitamos sobre  as palavras de Jesus. Se as pusermos em prática, com a ajuda do Espírito Santo, experimentaremos uma profunda serenidade interior, seremos criaturas de paz, de alegria, de bondade e de mansidão.
Reflitamos sobre  as palavras de Jesus. Se as pusermos em prática, com a ajuda do Espírito Santo, experimentaremos uma profunda serenidade interior, seremos criaturas de paz, de alegria, de bondade e de mansidão.
ORAÇÃO DE SANTA EDWIGES (PROTETORA DOS POBRES E ENDIVIDADOS)
Vós, Santa Edwiges, que fostes na terra amparo dos pobres e desvalidados, socorro dos endividados, no Céu, onde gozais o eterno prêmio da caridade que praticastes, confiante vô-lo, peço, sede a minha advogada, para que eu obtenha de Deus a graça (pedido) e por fim a graça da Salvação eterna.
Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades! Amém.


PARÓQUIA SANTA EDWIGES
Rua Gurupema, 36,
Brás de Pina,
Rio de Janeiro
Tel. 2260-4310

Imagens Paula Brasil