quinta-feira, 28 de agosto de 2014

JESUS... O FILHO DE DEUS – 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM: MT 16, 13-20


A pessoa de Jesus, ao longo do tempo, tem despertado bastante interesse. Não foi uma exclusividade do seu tempo.
As suas palavras, as suas ações, os seus milagres, o seu modo de proceder e o seu jeito de ser, a sua oração, a luz que irradiava, não permitiam que os homens ficassem indiferentes a ele.
Muitos e muitas, por não terem tido a convivência com ele, mas a ressonância da sua vida, faziam confusão de pessoas: É João; é Elias; é Jeremias ou algum dos profetas. Faltavam-lhes a presença de Jesus. 
Ressoava tudo que lhe dizia respeito; faltava, contudo, a proximidade do coração, a experiência do sentar-se à mesa com ele, do convite à oração, de ouvir dele as palavras de incentivo: “coragem, não tenham medo, sou eu”. Para se chegar à intimidade e à certeza de Pedro, faltou àqueles  “homens” a intimidade do convívio, a reciprocidade do sentimento de pertencer a um 
Outro; faltou-lhes a proximidade dos discípulos ou a ousadia daqueles que ao “ouvirem que o Senhor iria passar”, gritaram por seu nome, ou fazer como a mulher doente, que cheia de fé, desejou e tocou “a orla do seu manto” provocando N’ele a saída de uma força capaz de curá-la e consequentemente a pergunta: “Quem me tocou?” Conviver e tocar, conhecer. Sentir o Outro. 
Arriscar-se em ir em direção ao outro para sentir-lhe a vida, a pobreza, a indigência, a miséria, a esperança, o recomeço. Foi assim com Jesus e seus discípulos e, nós.

Reconhecer Jesus como o Messias, o Filho de Deus vivo – Mt 16,17 – é ter um conhecimento além da visibilidade dos olhos. É olhar com o coração. É sentir e provar que “Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres – Sl 137(138). 
É deixar-se cair no mais profundo mergulho da fé, na “profundidade da riqueza e da sabedoria e da ciência de Deus” – Rm 11,13. E emergir, subir à realidade da vida e reconhecer que “na verdade, tudo é Dele, por Ele e para Ele” – v.36.

“Tudo é dele”. Por isso, ele dá e dará as chaves do Reino dos Céus a Pedro. Faz de Pedro pontífice. 
Faz de Pedro aquele que é capaz de ligar e desligar; construtor de pontes, para que, mesmo em meio às fragilidades, outros como ele, possam ir ao encontro do Coração de Jesus, alicerçando a esperança, não em nós mesmos, mas nós em Cristo, solidários com todos os outros homens e mulheres, jovens e crianças.

A nossa Paróquia de Santa Edwiges, em Brás de Pina, no Rio de Janeiro, está participando da Campanha em favor do Haiti. 
Convidamos a todos para também   participar deste gesto amoroso para com Deus na pessoa daqueles que passam fome. Doe. Doe feijão, arroz, fubá e leite. Entregue na nossa Igreja: Rua Gurupema, 36 – Brás de Pina – Rio de Janeiro. O nosso telefone para contato: 021- 2260-4310.

A Bênção de Deus para ti e tua casa:  “Deus te abençoe e te guarde. Ele lhe mostre a sua face e se compadeça de ti. Volte para ti o seu olhar e te dê a paz. Abençoe-te Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém. Padre Givanildo Luiz Andrade

Paróquia Santa Edwiges
Brás de Pina
Pároco Pe Givanido Luiz Andrade 
Imagens Daniel Verdial 

--